Idade Média/ Classicismo/ Trovadorismo

A megera domada (de Franco Zeffirelli) – 1967- William Shakespeare

Um cavalheiro do século XVI, que ficou pobre, viaja quilômetros atrás de uma esposa rica. Ele encontra uma mulher não só rica como bonita. Tudo ia bem até que ela veio com umas idéias bastante esquisitas, que séculos mais tarde ficariam conhecidas como feminismo.

A Odisséia – 1997 - Poema A Odisséia, Homero
Uma adaptação do poema clássico A Odisséia, atribuído a Homero, onde Odisseu (Ulisses) enfrenta a fúria dos deuses, perigosos inimigos e monstros mitológicos, demonstrando bravura e resistência para retornar aos braços de sua amada Penélope.

A rainha Margot - 1994

Baseado no clássico de Alexandre Dumas. O filme retrata a França em 1572, quando do casamento da católica Marguerite de Valois e o protestante Henri de Navarre, que procurava minimizar as disputas religiosas, mas acaba servindo de estopim para um violento massacre de protestantes conhecido como a "noite de São Bartolomeu" , que teve a conivência do rei da França Carlos IX, irmão de Margot.

Documentário Luís de Camões – 1995 - Luís de Camões
Baseado na vida do escritor Luís Vaz de Camões. Gênero: documentário. Ano: 2000. Duração: 55 min. Documentário sobre um dos maiores poetas da Língua Portuguesa realizado pela TV portuguesa. Enfoca sua vida e sua obra.

Hamlet – 1990 – Shakespeare
Mel Gibson interpreta Hamlet nesta versão mais atualizada da mais conhecida obra de William Shakespeare. Hamlet descobre, através do fantasma de seu pai - o antigo rei da Dinamarca - que seu tio, agora casado com sua mãe e o novo detentor do trono, foi quem o assassinou. Agora a alma de Hamlet passará por provações grandiosas enquanto ele toma coragem para se vingar.

Helena de Tróia - 2003
Helena é raptada por Paris, líder dos troianos, e torna-se pivô de uma grande batalha entre Tróia e Esparta que duraria quase uma década. O filme é uma superprodução milionária, baseada no poema épico de Homero, A Ilíada.
Medéia – 1969 - Mitologia – tragédia de Eurípedes
Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela flha do Rei Creone. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão. Com belíssima fotografia de Ennio Guarnieri, Medéia é uma brilhante versão da tragédia grega de Eurípedes. Sem dúvida, um dos mlehores trabalhos do polêmico Pier Paolo Pasolini, o diretor de O Evangelho Segundo São Mateus, Teorema entre outros filmes memoráveis.

Mitos literários do ocidente – A viagem de Ulisses – 2005 Homero - Ilíada e Odisséia
O professor Antonio Medina em sua palestra A viagem de Ulisses aborda as aventuras narradas por Homero na Ilíada e na Odisséia. De acordo com sua análise, Homero fala de ambientes guerreiros: na Ilíada ele fala sobre os acontecimentos finais da Guerra de Tróia e na Odisséia, ele narra as aventuras de Ulisses para retornar aos braços da sua amada Penélope e de seu filho. Na Odisséia, Ulisses aparece como um homem capaz de costurar várias contradições ao longo do mundo. Ele tem a condição do sábio, do generoso e a condição do homem que está libertado daquela necessidade auto-magnética do guerreiro que quer ser um deus de qualquer maneira. Ulisses foi um guerreiro que não quis ser eterno, ele quis ser homem.

O inferno de Dante – 1997 - Dante Alighieri
Autor deste poema medieval, Dante Alighieri, trouxe o Inferno à vida através de representações extremamente realísticas de tortura, dor, dos demônios e do próprio Satanás. Através de entrevistas com renomados especialistas e visualizações de cenas cruciais, este documentário mergulha fundo no significado e intemporalidade desta obra, trazendo-a para uma análise dos dias de hoje.

O mercador de Veneza - 2004 - William Shakespeare
O jovem nobre Bassanio (Joseph Fiennes) pediu dinheiro emprestado ao amigo Antonio (Jeremy Irons). O objetivo de Bessanio é viajar a Belmont e pedir a mão de Portia (Lynn Collins). No entanto, Antonio não pode emprestar o dinheiro e só resta ao jovem procurar o agiota Shylock (Al Pacino). O amigo pede dinheiro ao negociador pessoalmente, prometendo-lhe um naco de sua própria carne caso não haja pagamento. Essa negociação acaba mudando a vida de todos em volta de Bassanio.

O nome da rosa – 1986 - Idade Média/ Inquisição
Baseado no excelente romance de Umberto Eco. Gênero: suspense. Ano: 1986. Um monge franciscano é encarregado de investigar uma série de estranhas mortes que passam a ocorrer em um mosteiro, em plena Idade Média.

The themes of Shakespeare – 2004 - Hamlet – Júlio César – Macbeth – Otelo – Rei Lear – Romeu e Julieta
The Themes of Shakespeare é um guia inestimável da obra de um dos mais importantes autores de língua inglesa, e traz as maiores autoridades do Shakespeare Institute de Stratford-upon-Avon e do Shakespeare Centre apresentando um estudo detalhado de alguns de seus trabalhos mais populares e das questões mais comuns que os cercam. As discussões são ilustradas por filmes e encenações feitas especialmente para o programa pelos atores da Stratford Shakespeare Company.

Vestibulando digital – 2006 – Literatura
Introdução à Literatura e Trovadorismo
Humanismo - Classicismo - Camões épico - Os Lusíadas - Barroco em Portugal e Literatura Informativa - Barroco no Brasil - Arcadismo em Portugal - Arcadismo no Brasil - Romantismo - Romantismo no Brasil e em Portugal - Gerações Românticas no Brasil e em Portugal - Gerações Românticas no Brasil - Romantismo no Brasil - Prosa - Realismo/Naturalismo em Portugal - Eça de Queirós e o Realismo - Realismo/Naturalismo no Brasil - Machado de Assis - Parnasianismo - Simbolismo em Portugal e no Brasil - Pré-modernismo - Brasil - Vanguarda Européia - Modernismo em Portugal - Modernismo no Brasil - 1ª fase - Modernismo no Brasil - 2ª fase - poesia) - Modernismo no Brasil - 2ª fase (prosa) - Modernismo no Brasil - 3ª fase - Produções contemporâneas.